SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

TERÇO AS SETE DORES DE NOSSA SENHORA.

 

- Pelo Sinal da Santa Cruz livrai Deus Nosso Senhor, dos nosso inimigos.   
- Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo. Amém

- Nós vos rogamos, Senhor, e voz bendizemos!
Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
- Nós contemplamos vossas Dores, ó mãe de Deus!
E vos seguimos no caminho da fé!

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e terra e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita  de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém. 

- Pai Nosso que estais no céus, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nós tem ofendido, e não nos deixei cair em tentação. Amém
 
Salve Maria filha de Deus Pai
- Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventres Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus rogais por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém

Salve Maria Mãe de Deus Filho
- Ave Maria cheia de graça...
Salve Maria Esposa do Divino Espírito Santo
- Ave Maria cheia de graça... 

OREMOS:
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares graças para um sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas Dores e lágrimas, a graça...
(Fazer os pedidos).

1ª DOR
Profecia de Simeão

Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quando a ti, uma espada ter transpassará a alma. (Lc 2,34-35).
- Pai Nosso que estás nos céus...
- 7 Ave-Marias...

- Glória ao Pai ao Filho ao filho ao Espírito Santo, como era no principio, agora e sempre amém.

- Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.
 

2ª DOR
Fuga para o Egito

O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo, Levantando-se, José tomou o menino e mãe, e partiu para o Egito. (Mt2,13-14).
- Pai Nosso que estás nos céus...
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.


3ª DOR
Maria procura Jesus em Jerusalém.

Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele. (Lc 2,43b-45).
- Pai Nosso que estás nos céus...
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

4ª DOR
Jesus encontra a sua Mãe no caminho do Calvário.

Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de de Cirene, que vinha do campo, e o encarregado de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. (Lc 23,26-27).
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

5ª DOR
Maria ao pé da Cruz de Jesus.

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, e irmã de sua Mãe, Maria de Cleofás, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe! (Jo 19,15-27a).
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

6ª DOR
Maria recebe Jesus descido da Cruz.

Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz (Mc 15,32)).
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

7ª DOR
Maria deposita Jesus no Sepulcro.

Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e envolveram em faixas de linha com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus (Ja 19, 40-42a).
- 7 Ave-Marias...
- Glória ao Pai ao Filho...
- Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós.

REZEMOS JUNTOS
Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-vos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe da misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedoso, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog