Pesquisar este blog

SÃO LINO

 2° PAPA DA IGREJA
Pontificado 67-76 (9 anos)
Festa Litúrgica dia 23 de setembro

"Procura vir antes do inverno. Enviam-te saudações: Êubulo, Pudente, LINO, Cláudia, e todos os irmãos.                                                                                                              (2° Timóteo 4,21)

Lino é natural de Volterra, na Toscana. Enviado por seu pai Herculano  Roma, assistiu às pregações de São Pedro e tornou-se um cristão fervoroso. Suas virtudes, conhecimento e zelo levaram o papa (São Pedro) a consagrá-lo bispo e escolhê-lo como companheiro de suas viagens apostólicas. Quando este foi a Jerusalém presidir o primeiro concílio, deixou Lino como seu vigário. Foi uma das pessoas de Roma que São Paulo saudou em II Timotéo 4,21. Ao voltar. São Pedro lhe confiou a importante missão da Gália, centrada em Besançon. Lá muitos se converteram por sua eloquentes pregações.

Todavia, pouco após o início da perseguição de Nero, Lino voltou a Roma a fim de ajudar São Pedro e São Paulo. Quando foram detidos, ajudou-os no governo da Igreja e foi escolhido por São Pedro como seu sucessor (o único papa a ser escolhido dessa maneira, por indicação de outro). Ele acompanhou São Pedro até seu martírio e depois ajudou São Marcelo e outros fiéis a sepultá-lo. 

Em seu pontificado houve muitos acontecimentos importantes; como a morte de Nero, a destruição de Jerusalém (com seu templo, cortando assim a última conexão da Igreja com o judaísmo) e a dispersão dos judeus, dos quais muitos se converteram à fé cristã. Ele escreveu os Atos de Pedro, com uma atenção especial à questão de Simão, o Mago. Como papa, decretou atendo-se ao ensinamento de São Pedro e São Paulo, que as mulheres deveriam cobrir a cabeça durante o louvor, tradição  mantida até a década de 1960. São Lino fez muitos milagres; além de ressuscitar uma pessoa morta, era exímio em expulsar demônios. Uma vez, expulsou um demônio de uma menina possuída, filha de um ex-cônsul chamado Saturnino. Irado com a conversão subsequente da filha, o pai furioso mandou São Lino ser preso e decapitado. Ele foi sepultado próximo a São Pedro, na Colina do Vaticano.

Em volterra, São Lino, uma igreja e convento simples, de nave única, foi edificada a pedido de Raffaelo Maffei no local onde ficava a residência de São Lino. O altar-mor é encimado por um painel de madeira representando a Virgem e os santos feito por Francesco Curradi, e a nave contém O Nascimento da Virgem, de Cesar Dandini (primeira metade do século XVII), e A Visita de Isabel, de Cosimo, artista de Fiesole, em 1522.

Mencionado no Cânon Romano da Missa, sua festa é celebrada em 23 de setembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário