Pesquisar este blog

SANTO ISIDRO.

Padroeiro dos Agricultores, dos desempregados e dos indígenas
Padroeiro da cidade de Madrid
Padroeiro da cidade de Ibirajuba/PE
Festa Litúrgica 15 de maio 


HISTÓRIA
Isidro nasceu em Madri, capital da Espanha, no ano 1070. Era filho de uma família de camponeses, pessoas muito simples e fiéis; católicos praticantes seguidores de Jesus Cristo. Isidro cresceu em paz e feliz. Revelou-se, desde pequeno, ser muito caridoso para com todos. Trabalhava com sua família, numa propriedade que tinha sido arrendada por seus pais.

Isidro costumava levantar cedo para ir à missa. Fazia isso sempre, antes de se dirigir para o trabalho no campo. Continuou com essa mesma rotina depois de casado. Sua esposa se chamava Maria Toríbia e os dois tiveram um filho. Depois de casado, suas práticas de fé e caridade se destacaram mais ainda.

Certa vez, Isidro foi acusado de deixar o trabalho para ficar rezando na parte da manhã. Diziam que ele só queria ficar na igreja ao invés de ir para o trabalho. Ele tinha, realmente, o hábito de dar uma pausa no trabalho, uma vez ao dia, para se dedicar à oração do terço, a qual fazia de joelhos. Isso, porém, não chegava a atrapalhar seu trabalho. Pelo contrário, depois de rezar ele voltava ao trabalho com mais força e vigor, Assim recuperava sempre o tempo que tinha ficado em oração. O patrão até que tentou impingir-lhe um castigo, mas não teve como fazer isso, por causa da bondade e da eficiência de Isidro.

Santo Isidro não se destacava apenas pela oração e pelo trabalho. Destacava-se mais ainda pela solidariedade para com os mais pobres. Com eles, sempre dividia tudo o que ganhava no trabalho. Para si e sua família, deixava apenas o necessário, tanto para a alimentação quanto para uma vida digna. Por isso, todos o tinham como um pai e um amigo para todas as horas.

Provavelmente o maio sofrimento vivido por Santo Isidro e sua esposa tenha sido a morte do filho, ainda criança. Porém, apesar da imensa dor, Isidro e sua esposa Maria não cederam à revolta e à mágoa. Pelo contrário, juntos, os dois se dedicaram ainda mais aos pobres e aos necessitados. Santo Isidro deixou um rastro de humildade, de simplicidade, de caridade e de amor ao próximo.

Santo Isidro faleceu pobre e sem ter se tornado conhecido. Sua morte aconteceu em 15 de maio de 1130. na cidade de Madri. Ele foi sepultado de maneira comum, sem nenhuma especial distinção. Os pobres e necessitados, porém, sofridos, compareceram em grande número em seu funeral simples. Somente depois de sua morte é que começou espontaneamente, por esses mesmos pobres, a devoção popular. Muitos milagres foram atribuídos à intercessão de Santo Isidro. Esses milagres se tornaram parte da tradição espanhola. 

Somente depois de sua morte é que as autoridades eclesiásticas iniciaram o processo de reconhecimento da santidade de Isidoro. A devoção do povo simples do campo e da cidade de Madri levam a igreja a reconhecer o grande valor de Santo Isidro: o temor a Deus, a fidelidade aos mandamentos, uma vida justa e reta, alicerçada no seguimento a Jesus Cristo, na oração e na caridade.

MILAGRES DE SANTO ISIDRO
Mais de 400 milagres são atribuídos a Santo Isidro, porém somente alguns foram registrados:

Salvação do seu filho: O milagre mais famoso de todos e que salvou o seu filho Illán de uma morte quase segura. Santo Isidro e a sua esposa Santa Maria Turíbia estavam a trabalhar no campo quando de dão conta de que o seu filho tinha caído num poço muito fundo. Sem forma de o ajudarem com as próprias mãos, os dois santos começaram a rezar à volta do poço e pouco depois a água começou a subir e acabou por trazer até à superfície o jovem Illán. Este poço hoje está localizado no Museu das Origens de Madrid ou Museu de Santo Isidro.

Comida Infinita para os pobres: Santo Isidro costumava organizar de forma periódica almoços para os mais necessitados, aquilo que hoje em dia se conhece como a "panela de Santo Isidro". Uma certa vez aconteceu aquilo que todos as anfitriões têm medo que aconteça: a comida não chegava para todos os assistentes. Munido da sua fé, Santo Isidro começou a rezar ao mesmo tempo que ia tirando comida da panela, que parecia não ter fim. Conseguiu servir comida até que todos os "convidados" ficassem saciados.

Ajuda divina no campo:  Os  Colegas de Santo Isidro foram até João de Vargas, - patrão de Santo Isidro - e o acusaram de negligenciar seu trabalho para ir à Igreja rezar. João de Vargas que respeitava muito Isidro não quis tomar nenhuma decisão precipitada e foi conferir se tudo que diziam era verdade. Foi até o local de trabalho do santo para e ao chegar no local ficou muito admirado, pois realmente Isidro não estava, mais havia dois anjos com uma junta de bois lavrando o campo, enquanto Isidro estava na igreja rezando.

O saco de grãos misterioso: Num dia de inverno, Santo Isidro ia carregado com um saco de grãos para levar até ao moinho quando se deparou com um grupo de pássaros que, por culpa da neve, não conseguiam encontra o que comer. Santo Isidro teve compaixão pelos pequenos, e como era conhecido por ser bastante amigo dos animais, decidiu partilhar os cereais que levava com os pássaros. continuou o seu caminho e qual não foi o seu espanto, quando chegou ao moinho o saco estava de novo cheio!

Aparições de fontes e nascentes de água: Muitos dos milagres de Santo Isidro têm a ver com a água e este é maus um deles. Um dia, estando Isidro a trabalhar no campo, apareceu o seu patrão João de Vargas, e pede-lhe um pouco de água, pois nesse dia o calor era sufocante. Quando Isidro se deu conta de que a sua água já tinha terminado, pegou o cajado e bateu com ele no chão dizendo "Quando Deus queria, água aqui havia". Nesse mesmo momento começou a brotar água do chão. Essa fonte de água continua até hoje, e tem propriedades milagrosas. Em 1528 a Imperatriz Dona Isabel mandou erguer uma eremita nesse local.

Entre os milagres póstumos de Santo Isidro há que se destacar três:

O corpo incorrupto: Santo Isidro morreu em 1172 e foi enterrado na igreja de Santo André (Madrid). Os seus restos foram exumados anos mais tarde e descobriram que o seu corpo estava incorrupto, Hoje em dia, durante as festividades de Santo Isidro é possível contemplar o corpo do santo, assim como as relíquias da sua esposa Santa Maria da Cabeça.

Conselho na Batalha de Navas de Tolosa: Diz-se que este milagre está intimamente ligado com o anterior. Quando Alfonso VIII regressou vitorioso da batalha de Navas de Tolosa contra os mulçumanos, contou que esta vitória não seria possível se não fosse a ajuda de um pastor que lhes indicou um caminho escondido na Serra Morena e que lhes permitiu surpreender os mulçumanos. Tempos depois, quando o monarca viu o corpo de Santo Isidro, reconheceu a cara do pastor! Tinha presenciado uma aparição do santo depois de morto para o guiar à vitória!

Cura de Felipe II: Este foi o milagre que valeu a beatificação de Santo Isidro. Numa dada altura em que o rei Felipe II se encontrava gravemente doente, pediu para ver o corpo do santo e assim, tentar conseguir uma "cura divina". O corpo de Santo Isidro foi levado até aos seus aposentos e, dias mais tarde, o monarca recuperou a saúde. Por isso, ele mesmo formalizou o pedido oficial de canonização do santo junto à Santa Sé.

No ano de 1622, o papa Gregório XV, depois de confirmar alguns milagres pela intercessão de Santo Isidro, celebrou sua canonização. Depois disso Santo Isidro foi instituído padroeiro dos agricultores, dos desempregados, dos indígenas e da cidade de Madrid.

ORAÇÃO A SANTO ISIDRO
O Santo Isidro, a vossa fé vos levava a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus. Dando-vos em oração, os anjos completavam o vosso trabalho de agricultor. Abençoai-me, Santo Isidro! Abençoai a minha família, a minha terra, a minha horta, as minhas plantações, a minha criação. Pedi aos anjos que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço. Abri os meus olhos e fazei-me ver, na semente que nasce, na flor que desabrocha, no fruto que amadurece, a força criadora de Deus onipotente. Santo Isidro, fortalecei a minha fé, dai-me gosto pela oração, para a minha piedade atraia as bênçãos de Deus e dos anjos do céu sobre o trabalho de minhas mãos e faça frutificar a minha plantação. Amém.
Santo Isidro, rogai por nós".    

Nenhum comentário:

Postar um comentário