Pesquisar este blog

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Padroeira dos Navegantes e dos viajantes
Festa dia 2 de fevereiro
NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES passa a receber muitos pedidos de intercessão na Idade Média, na época das Cruzadas, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina para protegerem os lugares sagrados dos infiéis. Nesta devoção Maria é chamada também de Estrema do Mar, aquela que protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada. Antes das travessias os navegantes participavam da Santa Missa pedindo proteção a Nossa Senhora dos Navegantes, para poderem ter mais coragem de enfrentar o mar e suas tempestades com aqueles pequenos barcos. É a padroeira dos navegantes e dos viajantes.

Quando os portugueses e Espanhóis deram início às grandes navegações, aos descobrimentos de novas rotas e novas terrar pelo mundo, a devoção a Senhora dos Navegantes, Estrela do Mar começou a ser difundida e nunca mais parou.

As invocações a Nossa Senhora era gravadas no próprio casco dos barcos. Quase todos os barcos traziam uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes entalhada na proa dos barcos, com uma lâmpada de fogo, que os marujos nunca deixavam se apagar.

Nossa Senhora dos Navegantes no Brasil
Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção a Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem, a Estrela do Mar, a Nossa Senhora dos Navegantes. 

Prova disso é que a grande maioria das Igrejas e Capelas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes estão situadas no litoral do Brasil. Em Fortaleza (CE); Penedo (Al); Porto Alegre (RS); em Santos (SP); Cananéia (SP), Em Santa Catarina são varias cidades que mantém a devoção com Igrejas ou capelas dedicadas a Senhora dos Navegantes.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.
A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes provém do tempo das grandes navegações feitas pelos portugueses e espanhóis. Os marinheiros lançavam-se ao mar pedindo sempre a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes. Hoje a devoção continua. Navegantes Marinheiros e viajantes pedem proteção a ela. Sua imagem tem símbolos belos e poderosos. Vamos conhece-los.

A coroa de doze estrelas: A coroa de doze estrelas de Nossa Senhora dos Navegantes é uma referência à passagem de Apocalipse 12. As doze estrelas simbolizam os doze apóstolos e significa que Maria Sempre fala e age de acordo com a Doutrina dos Apóstolos. É também uma referência a outro título de Maria: a Estrela do Mar.

O manto azul: Simboliza o céu, onde ela está e também a proteção que ela da aos navegantes. Existem inúmeros relatos de marinheiros e viajantes que recorreram a Nossa Senhora nos momentos de perigo e foram protegidos pelo poder de intercessão da Mãe.

A túnica branca: Simboliza sua pureza de coração. Ela é Mãe puríssima, sem mancha, sem pecado, sem segunda intenções. Ela quer a salvação e a proteção de seus filhos contra as forças do mal e do pecado.

O menino Jesus: O menino Jesus nos braços de Nossa Senhora dos Navegantes é a fonte de toda a força que ela tem para proteger seus filhos. A túnica rosa do menino Jesus simboliza a alegria da sua presença no meio de nós, a alegria da salvação que Ele veio nos trazer.

A âncora na mão esquerda do Menino Jesus: É o símbolo que mais distingue a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Ela simboliza toda a segurança, paz e confiança que temos quando entregamos o barco de nossa vida nas mãos de Maria e de Jesus. Ele é a âncora que segura nosso barco nas tempestades da vida: Ele é a âncora que deixa nossa vida se perder nas correntezas do erro, doi mal e do pecado. Se ele for nossa âncora, se estivermos ancorados nele, as correntezas e as tempestades virão, mas o barco da nossa vida permanecerá firme.

As nuvens e os anjos aos pés: Simbolizam que a Virgem Maria está acima do céu físico que nós conhecemos e que ela nos protege também através dos anjos. Ela é a Rainha dos Anjos e eles atendem aos pedidos dela, protegendo aos fiéis nos mares da vida.

O barco aos pés: Simboliza a vida de cada um de nós. O barco está sobre onda revoltas. Elas representam as tempestades da vida, as águas turbulentas do mar da vida que querem nos afogar. Porém, se entregamos nossa vida nas mãos dela, ela assume o comando. Ela não nos livra das águas turbulentas, porém, não permite que nos afoguemos. Passamos pelo sofrimento, porém, não sucumbimos. E, graças à sua intercessão, chegaremos ao nosso porto seguro que é o céu.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
"Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Santíssima Filha de Deus, criador do céu, da terra, do rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, raios ou ressacas não perturbem a minha embarcação, e que nenhuma criatura, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso na minha viagem, ou me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora do Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afunda minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer, torna a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém.
Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário