• História
HISTÓRIA
NOSSA SENHORA DO SORRISO, foi o nome dado por Santa Terezinha a Nossa Senhora das Vitórias, quando ela (Santa Terezinha) foi curada de uma grave enfermidade pelo sorriso de Nossa Senhor lhe deu. Santa Terezinha disse: "Não eram meus desejos que que poderiam produzir um milagre, e para minha cura se fazia mister um milagre; Foi Nossa Senhora das Vitórias que o fez".
Quando era pequena, Santa Terezinha perdeu sua mãe. Sua irmã mais velha, Paulina, passou a cuidar dela e da família. Passando algum tempo, Paulina entrou para o Carmelo. Terezinha, já muito triste com a morte da mãe, fica doente com a separação de sua irmã. Uma depressão muito forte se abateu sobre ela e nenhum médico consegue descobrir qual a sua doença. Ela ficou de cama, sofrendo muito, com apenas 14 anos de idade.
Paulina, sabendo da doença, intensificou as orações a Nossa Senhora, junto com as irmãs do Carmelo. O pai de Terezinha, muito devoto de Nossa Senhora das Vitórias, mandou rezar uma novena de missas em sua intenção e colocou ao lado de sua cama a imagem de Nossa Senhora das Vitórias. E todos da família começaram a rezar para a menina doente.
Na sua autobiografia, intitulada "História de uma Alma", a jovem Santa Terezinha relatou admiravelmente que foi curada graças à intervenção de Nossa Senhora:
"No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e de repente a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefável, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por isso causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu".
Santa Terezinha, intuitivamente, passou a chamar a imagem de Virgem do Sorriso. Por isso, a devoção iniciou mesmo em sua própria casa, junto dos membro de sua família. Depois disso, claro, ela levou esta linda devoção para o Carmelo da cidade de Lisieux. Lá, a jovem santa entrou com 15 anos, depois que o Papa Leão XIII deu autorização especial. Após a morte de Santa Terezinha, a devoção começou a ser divulgada por todos os conventos Carmelitas e também fora do conventos, por todo o mundo.
A túnica rosa: simboliza a alegria. O rosa tem muito a ver com Nossa Senhora do Sorriso. Ela nos ensina que a vida cristã é, antes de mais nada um vida alegre. A alegria é, inclusive, um dos frutos do Espírito Santo. E é esta alegria do Espírito que Nossa Senhora quer trazer aos nossos corações.
O manto azul: simboliza o céu e a verdade. Por isso, o manto azul de Nossa Senhora do Sorriso tem um lindo significado. Ele simboliza que devemos nos revestir da esperança do céu. Esta certeza do céu faz com que vivamos a verdadeira alegria neste mundo do sofrimento. Alegria que não é euforia sem sentido, mas sim, alegria que vem da presença de Deus em nossos corações, mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos. Assim, o manto azul de Nossa Senhora do Sorriso nos ensina sobre a verdadeira alegria, aquela que vem de Deus. Este sinal também nos alerta contra as falsas alegrias, alegrias passageiras que não nos levam para o céu.
A túnica roca e os braços abertos do Menino Jesus: Na imagem de Nossa Senhora do Sorriso, a Virgem Maria aparece como que apresentando o Menino Jesus, que está alegre e veste uma túnica rosa. A túnica rosa, como vimos, representa a alegria do Espírito. O menino Jesus com a túnica rosa significa que ele é o portador da verdadeira alegria. Sua expressão, aliás, é de alegria. E Ele abre os braços em sinal de doação da alegria e em sinal de acolhimento.
O sorriso de Nossa Senhora: tem um significado claro, simples e profundo. É um sorriso de mãe carinhosa; um sorriso que encoraja, que anima, da dá força. É o sorriso que tirou Santa Terezinha do sofrimento e a curou de um tipo de depressão. E é um sorriso que pode também curar nosso coração da tristeza, da falta de esperança e da depressão. O sorriso de Nossa Senhora também simboliza a alegria celestial, a alegria verdadeira e definitiva à qual todos nós somos chamados.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SORRISO
Ó Maria, mãe de Jesus e nossa, que, com um claro sorriso vos dignastes consolar e curar vossa filha Santa Terezinha do Menino Jesus, da depressão, devolvendo-lhe a alegria de viver, e o sentido da sua existência em Cristo Ressuscitado. Ó virgem do Sorriso, olha com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com a depressão, transtorno e síndrome psiquiátricas e males psicossomáticos. Que Jesus Cristo cure e dê sentido à vida de tantas pessoas, cuja existência às vezes está deteriorada. Maria, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo. sabemos que só o seu filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos no nosso coração. Maria, mediante a luz que brota de seu rosto, transparece a misericórdia de Deus. Que seu olhar nos acaricie, e nos convença que Deus nos ama e nunca nos abandona. A sua ternura renove em nós a auto estima, a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz. Que os familiares dos que sofrem com depressão ajudem no processo de cura, nunca os considerando farsantes da enfermidade com interesses de comodidade, as o valorizam, escutem, compreendam e os animem. Virgem do Sorriso, alcance-nos de Jesus, a verdadeira cura, e livra-nos de alívios temporários e ilusórios. Curados, comprometemo-nos a servir com alegria, disposição e entusiasmo a Jesus, como discípulos missionário, como nosso testemunho de vida renovada. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário