SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.




HISTÓRIA

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu de um ícone (pintura de Nossa Senhora) milagroso, que foi roubado de uma Igreja na ilha de Creta, Grécia, no século XV. Trata-se de uma pintura sobre a madeira, em estilo bizantino.

Na pintura, Maria é representada com semblante grave, porém, sereno, acolhedor, materno, segurando o menino Jesus em seu braço esquerdo. O menino Jesus olha para dois arcanjos: Gabriel e Miguel  que lhe mostram os elementos de sua paixão; Os arcanjos seguram uma cruz, uma lança e uma vara com um espoja. O menino se assusta, abraça a Mãe. No susto a sandália de seu pé cai. E Maria oferece ao filho seu colo, seu abraço, seu amparo, seu socorro.

O ícone seria uma "cópia do quadro de Maria pintado por São Lucas".

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. Perpétuo socorro que dizer socorro eterno, socorro sempre. Sempre que precisar. Socorro de Mãe. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos. Assim é o Perpétuo Socorro de Maria.

Um homem que ganhava a vida como comerciante roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Sua intenção era vendê-la em Roma. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar. Após chegar em Roma, ele adoeceu. Arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que ele devolvesse o ícone a uma Igreja para ser venerado pelos fiéis.

A esposa desse amigo não quis devolvê-la, mas, após ficar viúva, Nossa Senhora apareceu a sua filha de seis anos e lhe disse para colocar o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma Igreja, ou na Igreja de São João de Latrão ou na de Santa Santa Maria Maior. No dia 27 de março de 1499 o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, ficando lá por mais de 300 anos.

Quando Roma foi invadida pelos os franceses, no século XVIII, aconteceu algo muito triste: a Igreja de São Mateus foi destruída. Com isso, os Agostinianos que guardavam a Obra, levaram-na para um lugar oculto. Ali ela permaneceu esquecida, por 30 anos. Mas um monge agostiniano que tinha muita devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes de morrer, contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista. Passado um tempo os Redentoristas compraram uma área para fazer a sua Casa Mãe da congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o ícone.

No começo de 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aso Redentoristas. Na ocasião, o papa fez a eles esta recomendação: "Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção". Fizeram então muitas cópias do ícone a e difundiram por todas as partes do mundo.

Depois dessa missão recebida do papa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Sua festa é comemorada em 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvida à Igreja de Santo Afonso. Lá passou a ser venerada pelo povo. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantino, é o mais venerado em todo o mundo.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A imagem original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um 'Ícone', ou seja, é a representação de um mistério através de uma pintura rica de simbolismos e significados. A imagem é uma obra de arte pintada em nogueira. Mede 41,5 x 53 Cm e o fundo da pintura é folheado a outro. O venerado ícone está em Roma desde o ano 1499, na igreja de Santo Afonso de Ligório, que foi um grande devoto da Virgem Maria.

Conheça agora o maravilhoso significado dos símbolos da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Véu e manto de Maria na cor azul: o azul representa o céu e a verdade. O manto e o véu azul em escuro representava a virgindade de Nossa Senhora. Este era o traje que identificava as virgens em Israel.

A túnica vermelha: representa a maternidade. As mães da Palestina usavam uma túnica assim para identifica-las como mães. Com isso, o ícone está ensinando que Maria é 'Virgem e Mãe'. Virgem, por causa do véu azul; Mãe, por causa da túnica vermelha. A túnica em vermelho representa ainda a Paixão de Jesus. A mãe sente e sofre a paixão com seu filho, mas socorre-o em suas angustias. Assim também ela nos socorre.

A estrela no topo do véu:  ensina que Maria é a 'Estrela do Mar'. O 'mar' representa os gentios, ou seja, todos os 'não judeus' que se tornaram cristãos. O número deles é tão grande, que é como se formassem um mar. Maria, então, é a estrela que guia os cristãos nas águas do mar da vida, apontando o caminho para seu filho Jesus.

A túnica verde do Menino Jesus: Na história do Cristianismo, o verde é a cor da vida. A túnica verde do Menino Jesus no ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro representa a vitória da vida sobre a morte.

O manto amarelo dourado do Menino Jesus: O amarelo é a cor da luz e da divindade, como o ouro. O manto amarelo dourado do Menino Jesus representa sua divindade.

A expressão do Menino Jesus: O menino Jesus está olhando para os arcanjos Gabriel (à direita) e Miguel (à esquerda). Estes, lhe apresentam os instrumentos da paixão. Por isso, ele se assusta e busca 'socorro' em sua mãe. Esta busca de socorro é representada pelas mãos do Menino Jesus Apoiando-se na mão direita de Maria.

As mãos de Nossa Senhora: ao mesmo tempo que dão apoio e segurança ao filho, apontam para ele. Esta representação nos ensina que Maria não quer atenção para si, mas sim para Jesus. Maria sempre leva as pessoas até Jesus. Por isso, toda devoção mariana é cristocêntrica.

As mãos do Menino Jesus: voltadas para baixo sobre as mãos de Maria significam que ele concede à sua Mãe o poder de dispensar graças a todos aqueles que pedirem a ela. Assim como ela protegeu o menino Jesus na terra, agora no céu ela protege e concede graças a todos os que se abrigam sob a sua proteção de mãe.

A expressão de Nossa Senhora:  Ao socorrer seu filho, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não olha para ele, mas sim para nós, que olhamos para a imagem. Isto tem um significado profundo: Maria olha para nós e aponta com as duas mãos para Jesus, como que dizendo: 'Olhem para Jesus e sigam seus ensinamentos'.

O semblante de Nossa Senhora: é sereno e pacífico, ensinando que, quem está com Jesus, tem paz. Este semblante também revela a santidade de Maria.

Os olhos de nossa Senhora: são grandes e olham para quem olha para ela, ensinando que Maria olha para nós e tem o olhar atento para nossas necessidades e problemas. Podemos confiar em seu Perpétuo Socorro, como o próprio Menino Jesus o faz.

A boca pequena de Nossa Senhora: simboliza uma característica importante de Maria mencionada nos Evangelhos 'Ela guardava tudo em seu coração'. Ela é a Virgem do Silêncio, ela fala pouco, mas aponta para Jesus.

O arcanjo Gabriel: No canto superior direito de quem olha para o quadro. Ele veste túnica vermelha representando a Paixão de Jesus e suas asa são verdes, representando a vitória da vida sobre a morte. 

O Arcanjo Miguel: No canto superior esquerdo de quem olha para o quadro. Também com cores vermelho e verde, ele anuncia a Paixão e a vitória de Cristo sobre a morte. Ele segura a lança, que perfurará o lado de Cristo e a esponja com vinagre, que lhe será dada antes de sua morte. Ele também segura estes objetos através do manto, mostrando que estes objetos são sagrados.

As letras na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem várias ou letras ou inscrições em Grego. Vamos compreender cada uma delas:
No topo da imagem, vemos as letras "MP" (lado esquerdo) e "T" (lado direito). MP são as iniciais de 'Mãe' e T são as iniciais de de Deus. Essas letras, portanto, são as iniciais em Grego do título 'Mãe de Deus', referindo-se a Nossa Senhora. "OAM" são as inicias de Miguel Arcanjo. "AOG" são as iniciais de Gabriel Arcanjo. "IC-XC" são as iniciais de Jesus Cristo. 

O ouro ao fundo: simboliza o céu, onde Jesus e Maria estão entronizados. O ouro representa também a alegria celeste que espera todos aqueles que recorrerem à Virgem maria e praticarem aquilo que seu Filho ensinou.

A sandália pendurada no pé direito do Meninos Jesus: tem dois significados. O primeiro é que, com o susto do Menino ao ver os Arcanjos anunciando-lhe o sofrimento, ele se volta rapidamente para sua mãe e, assim, uma de suas sandálias fica dependurada. Significa que, diante dos sofrimentos da vida, devemos recorrer apressadamente a Nossa Senhora, pois foi delegado a ela o poder de nos dar 'Perpétuo Socorro'. O segundo significado é que a sandália pendurada representa todos aqueles que estão vacilando na fé, presos a Jesus por apenas um fio, que é a devoção a Maria. Assim, estes devem fazer como o Menino Jesus: buscar socorro apressadamente em sua mãe.

Assim, na mensagem do Ícone resume-se a profunda devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tal devoção consiste em recorrer sempre, com total confiança, como o próprio Menino Jesus, ao socorro dessa Mãe amorosa e serena.

Em todos os sobressaltos da vida, nos momentos de sofrimento, de dor, nos quais nos são apresentados, como ao Menino Jesus, a cruz, a lança, a esponja com o vinagre do sofrimento para bebermos, podermos recorrer ao abraço carinhoso e ao socorro perpétuo dessa Mãe que está sempre presente. Este é o grande sentido da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

E, como podemos fazer isso? Através da oração confiante, principalmente do Terço. A contemplação do ícone, com toda a certeza, também vai nos ajudar a mergulhar no mistério do socorro perpétuo dessa Mãe. Parar por um tempo, olhar para o ícone, contemplá-lo... Olhar nos olhos da Mãe... Sentir-se como o Filho, Jesus, naqueles braços fortes e cheios de amor... esta simples contemplação nos leva aos braços da Mãe, nos leva a Jesus e ao encontro com Deus.

Certamente, essa contemplação nos dará forças para suportar os sofrimentos, as cruzes, as lanças e os vinagres amargos que temos que enfrentar nesta vida. Nossa Senhora não nos livra dos sofrimentos, mas nos dá força, socorro e amor para que possamos enfrentá-los e vencê-los. 

É por isso que esta devoção se espalhou pelo mundo em toca em tantos corações. Ela é simples, porém, profunda, verdadeira. E mostra, por outro lado, o amor de Deus por nós. Ele não nos deixou órfãos, mas deixou-nos esta Mãe, que pode nos abraçar, socorrer, acalentar, aliviar e nos dar a vitória.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO.
Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendemos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz do muno e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossas Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog