SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

NOSSA SENHORA DE BELÉM.

Festa litúrgica dia 1 de setembro

NOSSA SENHORA DE BELÉM é um título atribuído a Maria, Mãe de Jesus, este título é oriundo do fato bíblico do nascimento de Jesus Cristo em Belém. Por  Nossa Senhora dar a luz ao filho de Deus na cidade de Belém, hoje Palestina, ela recebeu o título de Nossa Senhora de Belém.

HISTÓRIA
Maria e José moravam em Nazaré. A família de José, porém, era de Belém. Ele era descendente do lendário rei Davi, nascido em Belém. Quando Maria estava com Jesus em seu ventre, faltando poucos dias para da à luz, o imperador César Augusto ordenou que seus homens fizessem o recenseamento em toda a população sob seu governo. Esse foi o motivo que fez com que a sagra família viajasse para Belém. Eles viajaram por mais de 145 quilômetro, pelo caminho do rio Jordão.

Quando chegaram em Belém, José foi procurar um lugar para se hospedarem. Porém, a pequena cidade estava lotada por causa do recenseamento, e eles só conseguiram hospedagem em um estábulo, que é um tipo de caverna que os animais usavam para dormir. Lá ocorreu o nascimento do Menino Jesus. Uma manjedoura serviu de berço.

Origem da devoção a Nossa Senhora de Belém.
Desde a igreja primitiva, Maria já ere venerada em Belém e assim no ano de 330 foi erguida a Basílica da natividade onde fica a gruta, estábulo, que nasceu Jesus Cristo. Não demorou muito para que a devoção a Nossa Senhora de Belém conquistasse o mundo cristão, mas somente no século XV chegou até Portugal.

Em Portugal uma pequena capela foi erguida próximo as praias do Restelo, em Lisboa, onde prestava assistência espiritual para os marinheiros, peregrinos e viajantes. 

Dom Henrique que muito incentivava as navegações portuguesas, e era devoto abrasador por Nossa Senhora de Belém disse certa vez:
"Assim como a estrela de Belém guiou o Reis Magos até a manjedoura onde se achava o Menino Deus, assim também a Senhora de Belém ajudará a encontrar novas terras.

Como sabemos, as navegações portuguesas gerou frutos ao redor do mundo, e muitas terras foram descobertas.

Em 1497. Dom Manuel por estar extremamente grato a grande vitória portuguesa que foi a expedição de Vasco da Gama ele decidiu então realizar uma ampliação na igreja, para que ela se torna-se em um monastério dos irmãos da Ordem de São Jerônimo. Antes da Expedição partir para o mar o rei passou um noite rezando na igreja de Santa Maria de Belém. Ele também foi o responsável pela construção da Torre de Belém em homenagem a Nossa Senhora. A torre é hoje um dos cartões postais mais conhecidos de Portugal.

Devoção de Nossa Senhora de Belém no Brasil.
A devoção de Nossa Senhora de Belém chegou através dos portugueses. Antes de içar velas rumo ao Brasil. Pedro Álvares Cabral esteve na igreja de Santa Maria de Belém, erguida por Dom Henrique, onde assistiu a missa e participou de uma procissão junto com o rei até o cais, de onde iria zarpar. Na ocasião, havia uma imagem de Nossa senhora de Belém no navio.

A Imagem
A imagem que representa Nossa Senhora de Belém foi esculpida em estilo barroco. Nela, Maria segura em seu colo o Menino Jesus. Ela também segura um cajado de peregrina simbolizando que não estava na sua terra natal, mas estava a caminho.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE BELÉM
"À Vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas, nas nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada e padroeira nossa. Lembrai-vos, ó piíssima Nossa Senhora do Belém, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido a vossa proteção, implorando a vossa assistência e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de vós me falho, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo pela Vossa Intercessão. Amém". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog