BEATA ISABEL CRISTINA.

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu aos 29 de 1962, em Barbacena Minas Gerais. É a primeira filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos uma família católica. Desde cedo, Isabel demonstrou uma profunda fé cristã e um forte desejo de ajudar os outros, dedicando-se a atividades na Igreja e a projetos sociais.

Em 1982, aos 20 anos, foi para Juiz de Fora, frequentar um curso pré-vestibular. Queria fazer medicina. Era uma moça como tantas outras. Estudava, namorava, participava de festas. Mas tinha uma vida de oração e sonhava ser pediatra para ajudar crianças carentes. Era sensível, sobretudo com os mais pobres, idosos e crianças, o que certamente aprendeu na família, que era vicentina. Na época, seu pai era presidente do Conselho Central de Barbacena.

No dia 1° de setembro do mesmo ano, um homem foi montar um guarda-roupa no pequeno apartamento para onde mudara com seu irmão, Paulo Roberto, e tentou violentá-la. Encontrando resistência, deu-lhe uma cadeirada na cabeça, amarrou, amordaçou, rasgou suas roupas. Como a moça não cedeu e continuasse resistindo desferiu-lhes 15 facadas, matando-a sem piedade. Foi um crime cruel, com grande repercussão, e que abalou muito a família e todos os que souberam do caso.

Por causa da maneira como viveu e, sobretudo, pela forma como foi o seu martírio, marcado por sua resistência e defesa de pureza e da fé, tornou-se um símbolo de sua espiritualidade e coragem. 

Após sua morte, a devoção a Isabel Cristina cresceu, especialmente em sua cidade natal e em Juiz de Fora. Muitos começaram a relatar graças a milagres atribuídos à sua intercessão.

Algumas pessoas tiveram a iniciativa de entrar com o pedido de um processo para sua beatificação. A solicitação foi aceita por Roma e, no dia 26 de janeiro de 2001, em Barbacena foi instalada o processo, quando Isabel Cristina recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus.

O Processo de beatificação de Isabel Cristina começou em 2001. Em 2019, o Papa Francisco reconheceu Isabel Cristina como mártir, o que pavimentou o caminho para sua beatificação. 

Em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco autorizou que o prefeito da Congregação das Causa dos Santos, Dom Marcello Semeraro, promulgasse decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina.

O anúncio da data de beatificação, que era aguardada com grande expectativa em toda Arquidiocese de Mariana, foi confirmada na quarta-feira, 22 de junho de 2022, pelo postulador da Causa de Beatificação da Venerável, douto Paolo Vilotta, em carta do arcebispo metropolitano, Dom Airton José dos Santos. 

A cerimônia de beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos, a primeira Beata da Arquidiocese de Mariana, aconteceu no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena (MG). A celebração solene realizada no Parque de Exposição, presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Hoje, Isabel Cristina é venerada como um exemplo de pureza, fé e coragem, especialmente entre os jovens. Sua vida e martírio continuam a inspirar muitas pessoas a seguir um caminho de santidade e dedicação a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog