SÃO TELÉSFORO
8° PAPA DA IGREJA.
Nascido de pais gregos em Thurii, na Calábria, pregou fervorosamente em Roma e converteu muitos pagãos.
Não se conhecem muitas informações sobre o Papa Telésforo, porque as fontes daquele período foram em grande parte, perdidas em função de conflitos e desastres.
Ele viveu em um período chamado de cristianismo primitivo, próximo da época em que Jesus Cristo pregou seus ensinamentos. Era um momento de muita dificuldade para os cristãos porque eram perseguidos pelos imperadores romanos, que professavam o paganismo. Muitos dos líderes cristãos foram martirizados nessa época.
Porém o papado de Telésforo foi de relativa paz por parte dos romanos, porque os imperadores Adriano e Antonino não publicaram éditos de perseguição aos cristãos. Porém a paz do seu pontificado não foi completa, apesar da trégua dada pelos imperadores, os cristão tiveram sérios desentendimentos com outros grupos religiosos e comunidades que não seguiam a Igreja. Por exemplo, os pagãos viviam fazendo acusações aos cristãos e tentando de apropriar de seus bens.
Antes de tornar-se papa, passou um período com os eremitas no Monte Carmelo, na Palestina, pelo que os carmelitas o consideram um dos seus.
É creditado ao papa são Telésfero a instituição as comemorações natalinas para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, ainda que esse rito tenha se tornado oficial apenas no ano 440. Argumenta-se também que foi o papa Telésforo que instituiu a celebração da missa do Galo (celebrada no dia 25 de dezembro a meia noite).
Pôs o Glória em sua atual posição na Missa. Estabeleceu a Páscoa aos domingos e a Quaresma como o período de cinco semanas (40 dias), tornou o jejum obrigatório durante a quaresmas.
Apesar do pontificado em relativa paz com os imperadores, o período de 11 anos de Telésforo como líder da Igreja terminou de modo trágico, como era comum na época. Foi Martirizado no ano 136 durante o império de Antonino Pio. Foi sepultado junto ao túmulo de são Pedro.
Sua Festa é celebrada no dia 5 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário