terça-feira, outubro 01, 2024

PORQUE OUTUBRO É O MÊS DO SANTO ROSÁRIO


O Mês de outubro é considerado o Mês do Santo Rosário principalmente por causa da festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada no dia 7 de outubro. Essa data foi instituída pela Igreja Católica para honrar a Virgem Maria e a prática da oração do Rosário, especialmente após uma vitória histórica atribuída à sua intercessão.

A escolha do mês de outubro como o Mês do Rosário remonta à Batalha de Lepanto, que ocorreu em 7 de outubro de 1571. Nessa batalha naval, uma frota cristã enfrentou o Império Otomano. O Papa Pio V, que era um grande devoto do Rosário, pediu aos cristãos que rezassem intensamente o Rosário, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que a cristandade fosse protegida. A vitória dos cristãos foi atribuída à intervenção de Maria, e, em agradecimento, o Papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória, que mais tarde foi renomeada como Nossa Senhora do Rosário.

Com o tempo a devoção ao Santo Rosário cresceu, especialmente com a ajuda de santos como São Domingos de Gusmão, que é tradicionalmente creditado com a difusão da prática do Rosário. Em 1883, o Papa Leão XIII deu mais destaque à oração do Rosário ao publicar várias encíclicas sobre o tema a promover a oração do Rosário como uma prática espiritual poderosa, especialmente no mês de outubro.

O rosário é uma oração contemplativa centrada nos principais mistérios da vida de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, como a Anunciação, o Nascimento de Cristo, a Paixão e a Ressurreição. Através da recitação das Ave-Marias, os fiéis meditam sobre esses momentos-chaves da salvação, pedindo a intercessão da Mãe de Deus.

Outubro se tornou, então, um mês especial de oração e devoção ao Santo Rosário. Durante este mês, os fiéis são incentivados a reza o Rosário com mais frequência, meditando sobre os mistérios da vida de Cristo e pedindo a proteção de Nossa Senhora para a Igreja e o mundo. As paróquias frequentemente organizam terços comunitários, procissões e outras atividades para incentivar essa devoção.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog