terça-feira, outubro 15, 2024

NOVENA A SÃO JOÃO PAULO II: TERCEIRO DIA.

"Os filhos, dom preciosíssimo do matrimônio"

- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

ORAÇÃO INICIAL
Ó Deus, rico em misericórdia, que escolhestes São João Paulo II para governar a vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiantemente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único redentor do gênero humano, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Meditação.
Segundo o desígnio de Deus, o matrimônio é o fundamental da mais ampla comunidade da família, pois que o próprio instituto do matrimônio e o amor conjugal se ordenam à procriação e educação da prole, na qual encontram a sua coroação.
Na sua realidade mais profunda, o amor é essencialmente dom e o amor conjugal, enquanto conduz os esposos ao "conhecimento" recíproco que os torna "uma só carne", não se esgota no interior do próprio casal, já que os habilita para a máxima doação possível, pela qual se tornam cooperadores com Deus no dom da vida a uma nova pessoa humana. Desde modo os cônjuges, enquanto se doam entre si, doam para além de si mesmo a realidade do filho, reflexo vido do seu amor, sinal permanente da unidade conjugal e síntese viva e indissociável do ser pai e mãe. 
Tornando-se pais, os esposos recebem de Deus o dom de uma nova responsabilidade. O seu amor paternal é chamado a tornar-se para os filhos o sinal visível do próprio amor de Deus, "do qual deriva toda a paternidade no céu e na terra".
Não deve todavia esquecer-se que, mesmo quando a procriação não é possível, nem por isso a vida conjugal perde o seu valor. A esterilidade física, de facto, pode ser para os esposos ocasião de outros serviços importantes à vida da pessoa humana, como por exemplo a adopção, as várias formas de obras educativas, a ajuda a outras famílias, às crianças pobres ou deficientes. 

- Pai Nosso que estais nos céus...
- 3 Ave-Marias
- Glória ao Pai ao Filho...
- São João Paulo II, rogai por nós

ORAÇÃO FINAL
Ó Trindade Santa, nós vos agradecemos pro ter dado à Igreja o papa São João Paulo II e pro ter feito resplandecer nele a ternura da vossa paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna convosco. Segundo a vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos. Amém.
São João Paulo II rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog