O santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), recebeu 320.689 devotos de Nossa Senhora Aparecida na novena e festa da padroeira do Brasil, entre os dias 3 e 12 de outubro.
A novena aconteceu entre os dias 3 e 11 de outubro, quando 180.868 devotos estiveram no santuário nacional. Nesse período, os fiéis participara de missas, momentos de oração, carreata, passeio ciclístico e o festival da padroeira, com apresentação da Orquestra PEMSA e show do cantor Daniel com convidados.
Na festa da padroeira, em 12 de outubro, 139.821 devotos passaram pelo santuário. Foi o dia com maior movimento de pessoas no templo registrado em 2024. Durante o dia, foram celebradas seis missas, a consagração na basílica histórica e a procissão solene no complexo do santuário nacional.
Segundo o santuário, o domingo subsequente à festa da padroeira costuma registrar um número elevado de fiéis, o que não foi diferente neste ano. No dia 13 de outubro, 51.538 pessoas estiveram no santuário.
"O grande número de devotos que passaram por aqui representa uma alegria imensa, mas também uma responsabilidade em relação à acolhida", disse o missionário redentorista padre Helder José.
O sacerdote lembrou que muitos devotos foram para o santuário "a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus ou em romaria". "Enfim, todos vieram como peregrinos, renovaram a esperança como peregrinos da esperança que são", disse.
O padre Helder agradeceu a "Deus por esses números" e pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida "por esses filhos tão amados".
Durante o período da novena e festa da padroeira, o santuário de Aparecida convidou os devotos a participar de um gesto concreto e arrecadou 19 toneladas de alimentos e 5,3 mil itens de limpeza e higiene pessoal.
Os donativos beneficiarão 30 entidades sociais. As instituições são cadastradas no Serviço Social da Basílica e estão localizadas no território da arquidiocese de Aparecida, que inclui Aparecida, Potim, Roseira, Lagoinha e Guaratinguetá. São entidades que atendem diferentes necessidades sociais acolhendo desde crianças até idosos.
Reportagem: Natalia Zimbrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário