Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

CELEBRAMOS HOJE, SÃO JOÃO DE CAPISTRANO.


A Igreja Católica celebra hoje (23/10) são João de Capistrano (1386-1456), frade franciscano nascido na cidade que acompanha seu nome, Capistrano, no antigo Reino de Nápoles, Itália, em 24 de junho de 1386. Filho de um proeminente barão alemão, João foi advogado e mais tarde juiz. Ele até serviu como governador de Perugia. Uma vez totalmente consagrado ao serviço de Deus, tornou-se missionário, pregador e defensor da fé.

Como resultado de sua intervenção ao lado das hostes cristãs durante o Cerco de Belgrado, foi nomeado padroeiro dos capelães militares em 1984.

Tendo desenvolvimento uma carreira secular promissora, aos 30 anos teve um sonho em que viu são Francisco de Assis o chamado para fazer parte da Ordem dos Frades Menores. Para João, aquele sonho foi a confirmação do desejo que iluminava seu coração: dedicar-se ao serviço dos mais necessitados. Ele próprio sofreu com a falta de tudo quando teve que passar algum tempo na prisão, numa época em que a cidade caía nas mãos dos seus inimigos, a família Malatesta.

Já como membro da ordem, João começou a se destacar como bom aluno e orador. Ele teve santos formadores, entre os quais se destacou se professor de Teologia, são Bernardino de Sena, que se tornou seu amigo, e a quem teve que defender anos depois de acusações injustas.

Como padre, João de Capistrano se tornaria um pregador querido e admirado. Combateu o chamado "fraticismo", heresia que procurava distorcer a mensagem evangélica recorrendo à regra e à espiritualidade franciscana.

Pelo santo zelo que demonstrou nessas arenas, são João recebeu o apelido de "Coluna da observância", passando a fazer parte da lista dos principais reformadores da ordem.

Frei João de Capistrano viajou por quase toda a Europa pregando o Evangelho. Viajou pela Alemanha, Bohemia, Áustria, Hungria e Polônia, Ele vivia de forma simples, comendo e dormindo apenas o estritamente necessário. Durante sua vida, ganhou a reputação de fazer milagres, a tal ponto que era comum que pessoas doentes fossem trazidas até ele para serem curadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário