Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2024

CELEBRAMOS HOJE, SANTO ALFREDO O GRANDE.

DEFENSOR DO SEU POVO E PROMOTOR DO CRISTIANISMO.
A Igreja celebra hoje (26/10) santo Alfredo, o Grande, rei de Wessex (871-899), Inglaterra.

Santo Alfredo ficou famoso por seu espírito caridoso e justo, assim como por ter comandado a defesa de sua cidade contra a invasão dos vikings. Confiante nas suas qualidades de líder e bom governante, proclamou-se rei, sendo o primeiro da casa de Wessex a reinar entre os anglo-saxões. Sua terra natal, Wessex, foi um dos sete reinos que mais tarde fariam parte da Inglaterra.

A história lhe concedeu o apelido de "Magno" ou "Grande".

Santo Alfredo nasceu em 849 em Berkshire. Ele era o filho mais novo de Ethewulf, re de Wessex, que morreu quando Alfredo tinha nove anos. O irmão mais velho do santo assumiu o trono, mas morreu dois anos depois. Então, o segundo dos irmãos o sucedeu, mas ele também morreu; Em seguida, o terceiro, chamado Etelredo I, assumiu o trono.

Após a morte deste último no campo de batalha, Alfredo teve inevitavelmente que assumir o trono, iniciando uma carreira pública e militar de sucesso. Ele reorganizou as tropas e a cavalaria saxãs, permitindo-lhe finalmente derrotar Guthrum, o Velho, líder dos vikings dinamarqueses.

Após a vitória inglesa, Guthrum foi forçado a aceitar o Tratado de Westmore em 878, pelo qual os vikings concordaram em abandonar Wessex e se estaveleceram nos antigos territórios de Essex, East-Anglia, Lindsey e Mércia, formando a região conhecida como Danelaw. Embora seja verdade que Alfredo desistiu de alguns  territórios, ele também garantiu paz e proteção ao seu reino.

Santo Alfredo foi um homem culto e educado, preocupado com a educação dos seus súditos. Ele foi um promotor da educação e da difusão do cristianismo. Ao mesmo tempo, introduziu reformas jurídicas destinadas a melhorar a administração da justiça. Uma de suas preocupações era que essa fosse feita sem medo ou favoritismo. Além disso, preocupou-se com a restauração dos edifícios tradicionais de Wessex, muitos deles danificados pelas constantes invasões dos bárbaros do norte.

Este rei santo promoveu a construção de novos mosteiros e a renovação daqueles que tinham sido demolidos. Como parte de sua empreitada educativa, convocou intelectuais ilustres de outras terras, como a arcebispo de Canterbury são Plegmundo, o bispo de Mércia, Wefrith, o monge beneditino são Grimbaldo, o abade João, chamado de Velho Saxão, o cronista Asser e o filósofo João Escoto Erígena, entre outros.

Santo Alfredo, o Grande, morreu em 26 de outubro de 899.

Nenhum comentário:

Postar um comentário