SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

sexta-feira, setembro 13, 2024

SÉRIE: HISTÓRIA DOS PAPAS

SÃO SISTO (XISTO) I
7° PAPA DA IGREJA

Pontificado 115 - 125 (10 anos)
Festa Litúrgica 6 de abril

Patrício romano, o pai de Sisto, descendente da nobre família Elpidia, chamava-se Pastor. Como papa, Sisto I emitiu três decretos importantes: somente aqueles admitidos às Ordens Sacras poderiam tocar o cálice sagrado e a patena (decreto cumprido até a década de 1960); bispos que tinham sido convocados para encontrar o papa não seriam recebidos de volta pela sua diocese sem autorização papal; e após o Prefácio da Missa, a oração dos Sanctus seria recitada em conjunto pelo sacerdote e pele assembleia. Ele também foi martirizado, e sua festa é celebrada em 6 de abril do calendário romano, todavia a cidade romana comemora a festa do traslado de suas relíquias em 11 de janeiro.

Sepultado perto dos outros papas na Colina do Vaticano, o corpo de São Sisto I permaneceu nela até 1132. Nesse ano, o papa reinante permitiu seu traslado de Roma a Alife, uma cidadezinha na província de Caserta que estava sendo assolada por uma terrível peste; os habitantes locais acreditavam que as relíquias de Sisto realizariam um milagre contra a peste.

Perto de Alatri, uma mula que transportava o relicário parou e se recusou a continuar. O bispo de Alatri interveio e ordenou que o animal teimoso fosse levado até sua catedral, onde ele parou. Então se decidiu que um dedo do santo seria levado a Alife e que o restante do corpo permaneceria em Alatri. Escondidas durante a invasão dos sarracenos, as relóquias estiveram perdidas por quatro séculos até a quarta-feira após a Páscoa de 1584, quando foram descobertas pelo bispo Donato. Por isso, São Sisto passou a ser o padroeiro da cidade. Desde então, em 11 de janeiro é realizado o grande festival de Alatri, com Missa Solene e procissão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog