PAPA SÃO CLETO
3° Papa da Igreja
Cleto era filho de Emiliano e patrício romano de nascimento. Papa durante os impérios de Vespasiano e Tito, foi discípulo de São Pedro, acompanhando-o em suas viagens apostólicas pelo sul da Itália. Quando São Pedro o encarregou de fazer o mesmo, Cleto estabeleceu a primeira comunidade cristã em Ruvo, na Puglia. Hoje, a gruta subterrânea onde se reunia com seu rebanho é preservada como a Cripta de São Cleto, debaixo da Igreja do Purgatório em Ruvo, onde sua festa tradicional, de 26 de abril, ainda é celebrada.
A cripta da igreja era uma fonte e reservatório da era romana. Nela há um pequeno altar diante dum pilar contendo uma estátua de São Cleto; de cada lado, dois pequenos tanques onde ele batizava ruvianos secretamente. Sua experiência orientando e protegendo a pequena comunidade foi-lhe útil quando da sua convocação para Roma após o martírio de São Lino.
Cleto dividiu Roma em 25 paróquias e começou a prática, desde então continuada, de iniciar as cartas papais com as palavras "Saúde e Bênção Apostólica". Escolheu um local particular na Colina do Vaticano para o sepultamento dos papas, ao lado do túmulo de São Pedro, e erigiu ali uma capela. A igrejinha foi a primeira encarnação da grande Basílica de São Pedro que vemos hoje. Martirizado durante o império de Domiciano, também ele foi sepultado na Colina do Vaticano.
Pontos importantes do pontificado de São Cleto:
• Consolidação do Cristianismo: São Cleto teve um papel crucial na consolidação e expansão do cristianismo no Império Romano, em um período marcado por perseguições.
• Veneração como Santo: Reconhecido por sua fé e liderança, São Cleto é venerado como santo pela Igreja Católica. Seu dia de festa é celebrado em 26 de abril.
• Contribuições:
- Ordenou 25 sacerdotes.
- Supervisionou a construção de seu túmulo perto do túmulo de São Pedro.
- Teve seu nome erroneamente divido em "Cleto" em algumas fontes, levando à crença em dois papas distinto, erro corrigido posteriormente.
São Cleto é lembrado como um líder forte e dedicado que guiou a Igreja primitiva em termo difíceis. Sua fé e compromisso com a propagação do cristianismo o tornaram um exemplo inspirador para os fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário