NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS é um dos títulos que os fiéis deram à Virgem Maira com toda fé e carinho. Este título em especial originou-se na Alemanha, por volta do ano 1700.
HISTÓRIA
Naquele tempo, o pároco da capela de São Peter, na cidade de Augsburg, encomendou um quadro de Nossa Senhora ao pintor Johan Schmittdner. O pintor era um cristão fervoroso e conhecedor profundo de textos dos Padres da Igreja. Por isso, antes de pintar o quadro, ele foi buscar inspiração nas palavras de Santo Irineu, Bispo de Lyon, que viveu no Século III. Ele encontrou um texto chave, que diz:
"Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, Maria por sua obediência o desatou.
Por causa dessas palavras inspiradas de Santo Irineu, Johann Schmittdner concebeu um quadro onde Nossa Senhora é representada como a Imaculada Conceição e aparece entre o céu e a terra. Acima dela, o Espírito Santo derrama suas luzes. Em sua cabeça tem 12 estrelas, lembrando o texto de Apocalipse. Do lado esquerdo da Virgem um anho aparece e entrega-lhe uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Este nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos. Esses pecados nos causam problemas, nos levam para longe de Deus e nos impedem que a graça de Deus mostrando que Maria está desatando os nós. Simbolizam a vida nova mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Na parte debaixo da Virgem Maria, há um anho, e um homem e um cachorro dirigindo-se a uma igreja. Este simbolismo parece ser uma referência ao libro de Tobias (6,13). No livro, tobias enfrenta uma longa e penosa viagem procurado a cura de seu pai que ficara cego. Na viagem, ele conhece Sara que já tinha sido casada sete vezes, mas sempre na noite de núpcias, seus maridos morriam por causa de um demônio.
Através da oração, do jejum, da ajuda do Arcanjo Rafael e do poder de Deus, Tobias liberta Sara dessa maldição e casa-se com ela. Depois volta à casa de seu pai com um remédio que o Anjo Rafael lhe mandara fazer e o pai fica curado. Isto significa que pra que dois corações venham a se encontra, é preciso desatar primeiro os nós. E assim é a imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós: rica de mensagens, simbolismos e profundidade teológica.
Desde que o quadro foi colocado na capela de Augsburg, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como a Mãe que desta os nós no pecado e dos problemas que nos prendem. O quadro está até hoje e a capela é cuidada pelos jesuítas.
O belíssimo quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós rapidamente se tornou objeto de devoção e culto primeiramente em Augsburg. Logo, notícias de graças sobre graças recebidas através da oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós se espalhou. Então a devoção se espalhou pelo mundo. E onde que que se leve a devoção, as graças acontecem. Nossa Senhora desta os nós da vida das pessoas, trazendo liberdade, realização e felicidade. A Novena Infalível de Nossa Senhora Desatadora dos Nós se espalhou pelo mundo. São milhares de graças alcançadas através desta oração poderosa.
SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS.
A Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, uma devoção que surgiu no século XVIII, porém ganhou grande popularidade na América nos anos 80 começando pela Argentina, se estendendo ao Brasil na década de 1990 ganhando grande força no início do anos 2000 com a construção de um Santuário em sua homenagem.
Abaixo conheceremos a iconografia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós:
O manto azul: simboliza o céu e também a virgindade de Maria.
A túnica vermelha: simboliza a maternidade de Maria assim, na catequese da pintura, vemos que Maria é Virgem e Mãe.
O Espírito Santo sobre Nossa Senhora: tem dois significados: o primeiro é que Maria é Mãe de Jesus Cristo por obra do Espírito Santo. Ela é cheia de graça. Em segundo lugar, significa que todas as ações da Virgem Maria, inclusive as de desatar os nós são feita por obra do Espírito de Deus.
As 12 estrelas: simboliza os 12 apóstolos aos quais ela acompanhou no dia de Pentecostes, conforme lemos no início do livro dos Atos dos Apóstolos, e no começo da Igreja. Maria é padroeira e protetora da missão dos Apóstolos.
Nossa Senhora entre os anjos: significa que ela está no céu intercedendo por todos nós, seus filhos em Jesus Cristo.
A fita na mão: simboliza a vida de cada pessoa que recorre a ela. Os nós aparecem do lado esquerdo de Maria, simbolizando o pecado e os problemas da vida, cuja maioria é decorrentes do pecado. A fita sem nós do lado da Virgem, simboliza a vida na graça de Deus, a vitória sobre o pecado e sobre os problemas.
As mãos de Nossa Senhora: simboliza o poder da intercessão de Maria quando apresentamos a ela nossos problemas , dificuldades e pecados.
O olhar de Nossa Senhora: está focado em suas mãos desatando os nós. Significa que Nossa Senhora tem atenção, preocupação por cada um de nós, seus filhos, e por nossos problemas nesta vida. Ela tem um atenção amorosa e prestativa sobre cada um de nós que invocamos a sua ajuda.
O anjo apresentando os nós a Virgem Maria: simboliza as orações de todos os cristãos, pedindo socorro à Mãe. Cada vez que rezamos, nossa oração sobe aos céus como incenso e chega até Deus e a Virgem Maria. Este anjo nos ensina que nossas orações são sempre ouvidas pelo céu e por Nossa Senhora.
A lua crescente aos pés de Nossa Senhora: Significa que Maria é Senhora dos tempos. A lua significa o ciclo da vida que vem e vai. Estando sob os pés da Virgem, significa que Maria tem poder de nos atende e no tempo correto, ou seja, no melhor momento, na hora de Deus.
A serpente aos pés de Nossa Senhora: Simboliza o demônio. A virgem Maria esmaga a cabeça da serpente, lembrando o texto do Gênesis 3,15, simbolizando que ao conceber e da à luz Jesus Cristo, o Salvador, o mal foi vencido. Por isso, Nossa Senhora também tem poder sobre o mal. Quando recorremos a ela, ela nos protege do mal.
O anjo, o homem e o cão e igreja na parte inferior: O anjo aponta para o homem o caminho da Igreja, que fica num lugar mais elevado.
O cão simboliza a providência divina.
A Igreja num lugar mais elevado simboliza nossa elevação quando procuramos a Deus e a Igreja através da oração.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DESTADORA DOS NÓS.
Virgem Maria, Mãe do belo amor, Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito, Mãe cujas mãos não param nunca se servir seus amados filhos, pois são movidos pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida. Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós. Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seu filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-lo de teu precioso amparo. Em suas mãos não há nó que não poderá ser desfeito. Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó... Peço-te que o destas para a glória de Deus, e por todo o sempre. Vós sois a minha esperança. Ó Senhora minha, soia a minha única consolação data por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias. Ouve minha súplica, Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio! Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário