Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2024

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA.

 UMA NOSSA SENHORA PARA CADA DIA.

Hoje vamos conhecer a história de mais um título de nossa Senhora. Uma devoção que iniciou sua história no estado de Pernambuco na metade do século XVII.

NOSSA SENHORA DE LUJÁN
Padroeira da Argentina.
HISTÓRIA
NOSSA SENHORA DE LUJÁN é uma devoção celebrada na Argentina onde tem um santuário localizado na região de Córdoba, e é visitado por milhares de fiéis e devotos. A padroeira da Argentina conta com uma história bastante curiosa, cujo início se dá ainda no Brasil, na era colonial.

No primeira metade do século XVII, vivia em Santiago del Estero um português chamado Antônio Farías de Sá, ele possuía uma fazenda na região. 

Ele queria construir uma capela dedicada a Nossa Senhora em sua fazenda, e para isso encomendou a um amigo que vivia em Pernambuco uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Então o amigo lhe enviou duas imagens: uma de nossa senhora da Conceição, e outra de Nossa Senhora da conceição. No início de maio as imagens chegaram e Buenos Aires, e seguiram viagem em uma carroça puxada por bois em uma caravana.

Depois de viajarem mais ou menos 67 quilômetros, a caravana parou para pernoitar, ao longo do Rio Luján. No outro dia ao iniciar a viagem a carroça que transportava a imagem não se movia. Suspeitando que seria o peso da carroça atrelaram mais bois, porém de nada adiantou, resolveram tirar uma das caixas. Então tiraram aquela que estava a imagem de nossa Senhora Consolação, mesmo assim a carraça não se moveu. Devolveram a caixa para o lugar e tiraram a caixa onde estava a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a carroça se moveu facilmente. Neste instante os homens da caravana perceberam que algo milagroso estava acontecendo, e que a virgem Maria não queria deixar aquele lugar. Então eles foram a uma casa de uma família próxima ao local e deixaram a imagem. A outra imagem seguiu viagem normalmente para a fazenda do Senhor Antônio Farías de Sá, onde foi construindo um Santuário.

A casa em que a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficou era da família de Dom Rosendo que ficaram muito emocionados ao ver a imagem, e mandou construir uma capela no local. 

A história do milagre correu toda a região, chegando até Buenos Aires. Grande números de fiéis e devotos começara a se instalar naquele local onde ficava a capela, que logo se tornou um povoado. Assim, o espaço se tornou uma vila denominada Povo de Nossa Senhora de Luján recebeu esse nome justamente porque o milagre aconteceu as margens do rio com esse nome. Em 1755 a vila recebeu o título de Vila. A devoção à Virgem foi crescendo anos após ano, e em 23 de outubro de 1730, foi nomeada freguesia de Luján.

Padre Salvaire, em 1886, apresentou ao papa Leão XIII, o pedido dos bispos e dos féis argentinos para a coroação da Virgem, o pontífice abençoou a coroação e instituiu missa e dia para as festividades da Virgem, no dia 8 de maio.

Em 8 de maio de 1975 foi realizada a primeiro peregrinação, refazendo o caminho que a imagem de Nossa Senhora de Luján percorreu de Buenos Aires até o local onde aconteceu o milagre, o lugar onde Nossa Senhora escolheu para ficar. Nos dias de hoje, milhares de devotos fazem essa caminhada.

hoje, Nossa Senhora de Luján é padroira da Argentina e tem, seu santuário construído no local onde escolheu permanecer, o ponto central da devoção. Ela é um símbolo da fé argentina e, todos os anos, mobiliza milhares de devotos em todo o país.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE LUJÁN
Ó Virgem Santíssima de Luján! A ti recorremos neste vale de lágrimas, atraídos pela fé e pelo amor que tu mesma infundistes em nosso coração. Ó Mãe querida! Alivia a nossa dor, consola as nossas angústias, dá-nos o pão material e o alimento espiritual para fortalecer o nosso corpo e a nossa alma. Faze com que não nos falte um emprego estável e uma justa remuneração. Elimine o ódio e o egoísmo do coração de todos os homens. Virgem Santíssima de Luján! Ilumine o nosso caminhos para que, unidos na paz e fraternidade, com todos os irmãos da terra, continuemos a marcha gloriosa para a cada do Pai. Abençoa, ó mãe, a Argentina, meus filhos cantam os teus louvores, agora e pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário