SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA

quarta-feira, maio 15, 2024

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA.

UMA NOSSA SENHORA PARA CADA DIA

NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA.
HISTÓRIA
O título de Nossa Senhora da Divina Providência já era invocado desde o século XII na Itália. O título está relacionado à intercessão de Nossa Senhora durante as Bodas de Caná, como lemos em João 2,1-11. Na ocasião, a Virgem Maria viu a necessidade dos noivos, cuja festa de casamento ficou sem vinho, e pediu a jesus que os ajudasse. Jesus, ouvindo o pedido de sua mãe, transformou a agua em vinho, livrando os noivos de um vexame. Por isso, a Virgem Maria passou a ser invocada como o título de Mãe da Divina Providência.

O termo Providência está ligado diretamente às ações de Deus para com a humanidade. Significa que Deus nunca nos abandona e sempre cuida de nós, providenciando tudo o que é necessário para nossas vida, usando de meios que não conseguimos nem imaginar.

A popularização desta devoção está relacionada à Ordem dos Padres Barnabitas, fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria no ano de 1530. Essa popularização começou com o afresco que foi quebrado durante a demolição de um mosteiro antigo.

O mosteiro foi demolido para ser construído a igreja dedicada a São Carlos. Durante a demolição foi quebrado um belo afresco da Virgem Maria Mãe da Divina Providência, que estava encrustado numa das paredes do mosteiro, o que causou tristeza tanto para o arquiteto responsável pela obra, quanto para os religiosos.

O arquiteto fez questão de indenizar os religiosos, doando outro quadro feito por Scipione Pulzone, representando a Virgem Maria segurando um menino em seu braços. O quadro era muito menor que o original, medindo apenas 54x42 cm. Inicialmente, foi colocado em capela dentro de uma casa. Sem um nome, era possível saber apenas que era mais um quadro que representava a Virgem Maria segurando o Menino Jesus.

A Virgem Maria esta revestida de uma túnica purpúrea e de um manto azul; um véu transparente lhe cobre a cabeça, recaindo elegantemente sobre os ombros. Ela aperta amorosamente ao seio virginal a criança que segura nos braços, e dirige suavemente olhar para o rosto adorável da criança. O menino tão tem aureola, o que indica que ele é além de ser filho de Deus, representa também os filhos dos homens. A mãozinha de Jesus, agrada a mão da Virgem, indica a confiança, o abandono, a fé inquebrantável com que o coração humano deve, na hora do perigo, recorrer aquela que é Refugio dos atribulados.

Apesar da falta de recursos para as obras, nada faltou durante todo o tempo de construção. De forma que a igreja foi terminada dentro do tempo previsto. Os monges atribuíra tal fato à intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, a quem eles rezaram durante todo o tempo das obras. Nossa Senhora "providenciou" todo o necessário.

No século XVIII, foi colocada uma réplica do quadro em um local mais visível, agora com uma identificação, que dizia que o quadro representava Nossa Senhora da Divina Providência. Em pouco tempo, o corredor ficou pequeno para a multidão de peregrinos que ali rezavam. Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos de Nossa Senhora da Divina Providência, chamado de Arquiconfraria. No ano de 1888, houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora Mãe da Providência.

Observando a história da devoção, vemos uma igreja demolida, uma obra de arte em péssimo estado de conservação substituída por um quadro menor, e os vários empecilhos para a construção da nova igreja. Porém, com a intercessão de Nossa senhora da Divina Providência, nada faltou durante a construção. Estes fatos podem ser comparados à nossa vida, marcada por alegrias, mas também por dificuldades, que, com a Providência Divina, são superadas.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA.
Ó Maria, Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós. Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade. Alcançai-me o perdão dos meu pecados, e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida. Amparai-me nas horas de luta e sofrimento. Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus. Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção. Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim; e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo. Vós sois a minha esperança neste mundo, guiai com segurança os meus passos até a vida eterna. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog